ATRIUM E ESPAÇO DA MEMÓRIA FUNDEM-SE NUMA SÓ ASSOCIAÇÃO


A ideia de fundir a associação ATRIUM e o ESPAÇO DA MEMÓRIA na mesma organização surgiu no inicio deste ano. Os dois grupos trabalhavam separadamente em vertentes culturais similares pelo que a aproximação foi inevitável. Resolveu-se então criar a ATRIUMEMORIA, associação cultural. Com esta união a defesa, estudo, valorização e divulgação do nosso Património fica mais forte e as actividades passarão a desenvolver-se com maior participação e diversidade.

Para além do Património arqueológico e Histórico a ATRIUMEMORIA fica agora vocacionada também para um leque mais abrangente, com acções nas áreas da etnografia e das Artes em geral.

Estão assim criadas as condições basilares para a salvaguarda da memória colectiva fafense, num parâmetro cronológico, desde o final da Pré-história até à Idade Moderna; são 6.000 anos de ocupação humana que deixaram as suas marcas neste território que actualmente constitui o concelho de Fafe.

Algumas dezenas de pessoas mostraram já vontade de se juntar ao projecto, estando a decorrer uma campanha de angariação de sócios de uma associação pioneira, sem precedentes em Fafe, que quer dar um futuro ao nosso passado, cumprindo um dever, que deveria ser comum: legar aos vindouros uma memória colectiva que afinal revela a identidade fafense.

A modesta sede da ATRIUMEMORIA está no nº 74 da Praceta Dr. Parcídio de Matos (Devezinha).

Faça-nos uma visita!


Publicado também no jornal "Correio de Fafe" de 22 de Abril de 2011

Sem comentários:

Enviar um comentário